Guia de Residência Médica

A residência médica (RM) é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, em nível de especialização, com treinamento em serviço em regime de dedicação exclusiva, sob supervisão de profissionais médicos (Petta, 2011).
É na RM que os aprendizes aprofundam conhecimentos e melhoram habilidades e atitudes, desenvolvendo competências específicas para um melhor cuidado. Sabe‐se que o corpo científico de conhecimentos necessário à construção do saber médico tem sofrido ampliação ininterrupta no processo de desenvolvimento científico e tecnológico. O treinamento prático dos estudantes de medicina intensifica‐se, na realidade, no internato, obrigatório nas escolas médicas brasileiras (Lima, 2008).
O treinamento na Residência Médica, dentro de uma especialidade (o que reduz o escopo da área de aprendizagem), pode ter se transformado em uma das alternativas para viabilizar a incorporação de conhecimentos tão específicos. Em particular, por suas características de treinamento em serviço, a residência responde diretamente aos condicionantes do mundo do trabalho, reproduzindo o modelo de prática hegemônica (Lima, 2008).
O objetivo desse guia é informar sobre as leis que regem o ingresso nos programas de residência médica (PRM), disponibilidade e prérequisitos para preenchimento das vagas, já que há poucos estudos sobre RM em nosso meio e, entre os alunos das escolas médicas, pouco se sabe sobre o ingresso nos programas de residência médica.
O texto foi elaborado como objetivo final do Projeto Proativa da UFOP, pelos alunos do curso de medicina Helbert José da Silva, Luísa Martino Avelar, Jéssica Almeida Horta Duarte e Thaysa Lorranne Fernandes de Lima, orientados pelo Prof. Gustavo Meirelles Ribeiro.

Publicado em Fev. 7, 2014